PROGRAMAÇÃO

Locais:
Anfiteatro Marcos Lindenberg
- Rua Pedro de Toledo, 697 - Vila Clementino, São Paulo - SP, 04039-032
Escola Paulistinha de Educação - R. Varpa, 54 - Vila Clementino, São Paulo - SP, 04039-050

Quinta-feira (28/09)

[9h00 - 9:30] Credenciamento - Anfiteatro Marcos Lindenberg – Unifesp
[9h30 - 10h00] Solenidade de Abertura - Anfiteatro Marcos Lindenberg
[10h00 - 12h00] Mesa de Abertura: Diversidade e Diferença - João Francisco Migliari Branco - Anfiteatro Marcos Lindenberg
[12h00 - 13h00] ALMOÇO
[13h00 - 14h30] Inclusão de Pessoas com Deficiência - Karina Zuniga Vielmas / Keisyani da Silva Santos - Anfiteatro Marcos Lindenberg
[15h00 - 17h00] Gênero e Sexualidade - Mayla Rosa Rodrigues / Rosa Silvia Chaves - Anfiteatro Marcos Lindenberg

Sexta-feira (29/09)

[9h30 - 11h30] Raça e Religiosidade - Solange Oliveira Ferreira / Luciana Alves - Anfiteatro Marcos Lindenberg
[11h30 - 12h30] Paulistinha 50 anos - Bruna Breda  / Maria das Graças Barreto Silva - Anfiteatro Marcos Lindenberg
[12h30 - 14h00] ALMOÇO
[14h00 - 15h00] Apresentação de pôsteres - Escola Paulistinha de Educação *
[15h00 - 17h00] Salas temáticas - Comunicações Orais  - Escola Paulistinha de Educação **
 
Sábado (30/09)
[9h00 - 10h00] MINI MOSTRA DE FOTOGRAFIA - CINQUENTA ANOS DA PAULISTINHA  - exclusivo para o público interno do NEI Paulistinha
[10h00 - 12h00] Mesa de Encerramento: Diferenças, deficiências e desigualdades - Talita Delfino / Laura Silva / Ubirajara Caetano / Letícia Silva / Georgton Silva / Fábio Santos - Anfiteatro Marcos Lindenberg

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PÔSTERES (Sexta-feira 14h00 - 15h00 - Escola Paulistinha de Educação) 

  1. ANDRAGOGIA: A FORMAÇÃO E AS PRÁTICAS DE ENSINO DOS PROFESSORES ATUANTES COM ESTUDANTES SURDOS
  2. LIBRAS ALÉM DA SURDEZ, LÍNGUA PARA APOIO NA APRENDIZAGEM DE INDIVIDUOS QUE COMPROMETERAM PERMANENTEMENTE O APARELHO FONADOR.
  3. LIBRAS COLORIDA
  4. BRINCADEIRAS COM ÁGUA NA EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL DO NEI PAULISTINHA
  5. AS BRINCADEIRAS E OS ESPAÇOS DO BRINCAR A PARTIR DAS NARRATIVAS INFANTIS
  6. AS CRIANÇAS E O BRINCAR NA NATUREZA: EXPERIÊNCIAS EM UMA BRINQUEDOTECA UNIVERSITÁRIA
  7. O ENCANTAMENTO E AS DESCOBERTAS DOS QUATRO ELEMENTOS DA NATUREZA NA ESCOLA DA INFÂNCIA
  8. O VALOR DAS RELAÇÕES NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE: AS SINGULARIDADES NA DOCÊNCIA COM BEBÊS.
  9. DOCUMENTAR OS PROJETOS INVESTIGATIVOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
  10. ACOLHENDO O INTERESSE DOS BEBÊS: QUANDO A ESCUTA CONTRIBUI PARA A DEFINIÇÃO DO PROJETO
  11. PÁSSAROS DO NOSSO QUINTAL DO OVO AO VOO DO SABIÁ-DO-CAMPO
  12. EXPERIÊNCIAS LITERÁRIAS MULTICULTURAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ENTRE HISTÓRIAS, LIVROS E CRIANÇAS BEM PEQUENAS.
  13. CURIOSIDADE COMO GUIA INVESTIGATIVO, DEFESA, LUTA E EXPERIÊNCIAS COM OS SABERES E CULTURAS INDÍGENAS
  14. DIVERSIDADE E ARTE: A BELEZA QUE HABITA NO COTIDIANO DO CEI
  15. POVOS ORIGINÁRIOS DO BRASIL: VALORIZAÇÃO DAS CULTURAS INDÍGENAS EM UM PROJETO DIDÁTICO.


SALAS TEMÁTICAS (Sexta-feira 15h00 - 17h00 - Escola Paulistinha de Educação): 

Sala 1
- INTERCÂMBIO DE PALAVRAS: UMA ESTRATÉGIA DE ESCRITA NO PROCESSO FORMATIVO DOCENTE
- A DOCUMENTAÇÃO PEDAGÓGICA EM CONTEXTO BILÍNGUE: UMA EXPERIÊNCIA NA APROPRIAÇÃO DA LÍNGUA ADICIONAL
- EDUCAÇÃO BILÍNGUE PARA CRIANÇAS SURDAS: DESENVOLVIMENTO INTEGRAL COMO DIREITO HUMANO NA SUPERAÇÃO DE DESIGUALDADES.
- ALFABETIZAR NA ESCOLA PÚBLICA E A FORMAÇÃO DE ALFABETIZADORES: UM PROJETO EM VIAS DE REESTRUTURAÇÃO?

Sala 2
- CONTRIBUIÇÕES PARA O DEBATE SOBRE UMA EPISTEMOLOGIA DAS INFÂNCIAS
- CONTEXTOS DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL – PRINCÍPIOS PARA A EQUIDADE
- UBUNTU: AÇÕES COTIDIANAS EM PROL DE UMA EDUCAÇÃO INFANTIL QUE RECONHEÇA E VALORIZE A DIVERSIDADE NO CONTEXTO DO CEI
- O RACISMO RELIGIOSO ESTRUTURAL NA EDUCAÇÃO: UMA CONSTRUÇÃO SOCIAL DA REALIDADE INFANTOJUVENIL
- “O AMOR É LILÁS”: LITERATURA INFANTIL E EDUCAÇÃO INFANTIL NO CENTRO DA CRUZADA ANTIGÊNERO

Sala 3
- O BRINCAR LIVRE: DESCOBRINDO O MUNDO PELOS SENTIDOS, MOVIMENTO E AUTONOMIA
- INSTALAÇÃO ARTÍSTICA COMO TERREIRO DO BRINCAR
- PROGRAMAÇÕES MUSEAIS PARA CRIANÇAS NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO: OLHARES INICIAIS
- DOCUMENTAÇÃO PEDAGÓGICA COMO DEFLAGRADORA DA ARTE CONTEMPORÂNEA DA INFÂNCIA
- CONVITE DO BRINCAR

Sala 4
- IDENTIDADE E MEMÓRIA DE UMA CRECHE/ESCOLA UNIVERSITÁRIA: UM ESTUDO COM PROFISSIONAIS DO NEI-PAULISTINHA
- DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE PROFESSORAS DE CRECHE EM ISOLAMENTO SOCIAL: DIÁRIOS DE BORDO E ARTE
- O PROJETO INVESTIGATIVO COMO ESTRATÉGIA PARA CONSOLIDAÇÃO DE VÍNCULOS E DESCOBERTAS PÓS PANDEMIA
- A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORAS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL
- PRÁTICA DOCENTE EM CRECHE: DIFERENÇAS EM RELAÇÃO ÀS OUTRAS ETAPAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA

 

EDITAL

 O "III Congresso de Práticas e Pesquisas na Educação da Infância: Desigualdade e Diferença" será realizado presencialmente nos dias 28, 29 e 30 de setembro. Emerge do "I Encontro de Práticas, Pesquisas e Formação de profissionais da Educação Infantil: infâncias e democracias”, realizado em 2017 e, idealizado, posteriormente, em formato de Congresso nos anos de 2019 e 2021, sempre abordando pautas referentes ao campo da Educação da Infância, em consonância com os debates e demandas presentes na sociedade. O primeiro Congresso foi realizado em formato presencial, e o segundo se realizou de maneira virtual devido à pandemia do Covid-19.

Para o III Congresso de Práticas e Pesquisas em Educação da Infância, passado o pior período pandêmico, o congresso foi pensado com o grupo de docentes do Núcleo de Educação Infantil - Escola Paulistinha de Educação (NEI-Paulistinha) novamente em formato presencial e cuja temática encontra-se vinculada a demandas da unidade escolar que estão em consonância com os anseios da área na última década

Nesse sentido, trazemos a perspectiva da educação como o espaço da diferença no qual é possível refletir, discutir, vivenciar jeitos de ser e estar neste mundo e, dentro desta perspectiva de respeitar, se relacionar e aprender com o outro que é único e desta forma diferente, garantidos os direitos de aprender, de existir, de (con)viver.

O Congresso, assim planejado, visa contribuir com a formação docente, qualificando a prática em diálogo com os estudos da área e marcando o lugar imprescindível de professoras e professores no desenvolvimento e aprendizagens das crianças.

EIXOS DO CONGRESSO 

Eixo 1: Formação docente
Eixo 2: Práticas pedagógicas na escola da infância
Eixo 3: Pesquisas em infância e educação

 DATAS IMPORTANTES

  • INSCRIÇÕES de 03/07 a 17/09/2023
  • SUBMISSÃO DE TRABALHOS de 21/07 a 05/09/2023
  • DIVULGAÇÃO DOS TRABALHOS APROVADOS 18/09/2023
  • DIVULGAÇÃO DA PROGRAMAÇÃO FINAL 22/09/2023

 

INSCRIÇÕES

Formas de participação:

Sem apresentação de trabalho: Inscrição até 17/09/2023

Com apresentação de trabalho (Comunicação ou Pôster: Inscrição e submissão de trabalhos até 05/09

 As inscrições deverão ser feitas no sistema da Unifesp 

CLIQUE AQUI PARA FAZER A INSCRIÇÃO

 Vagas limitadas

SUBMISSÃO DE TRABALHOS

Serão aceitos relatos de pesquisas (em andamento e concluída) e relatos de prática pedagógica, ambos em formato de resumos simples (pôster) ou expandido (comunicação oral). Os trabalhos serão submetidos a duas etapas de avaliação: quanto à forma e quanto ao conteúdo.

Não serão aceitos trabalhos fora das normas apresentadas nos templates que se encontram abaixo.

As apresentações dos trabalhos serão em duas modalidades: 

  • Comunicação oral: resumos expandidos (3 a 5 páginas);
  • Pôster: resumos simples (1 página), obrigatoriamente.

A organização do Congresso enviará aos autores, cujos trabalhos forem aprovados, o template para comunicação oral ou pôster.

A Comissão Científica decidirá sobre sua aceitação segundo os critérios de pertinência e qualidade. Não haverá recurso para trabalhos não aceitos pela Comissão Científica. A publicação dos trabalhos aprovados será realizada posteriormente nos Anais do evento, no repositório Institucional da Unifesp.

Cada trabalho poderá ter até três autores, e cada autor poderá submeter no máximo três trabalhos. Caso esse limite seja excedido, serão considerados os últimos três trabalhos enviados.
Todos os autores deverão estar inscritos no Congresso. O certificado de apresentação dos trabalhos será emitido somente para os autores que assinarem a lista na data e horário.

 

Modalidades de Trabalho: (a) Comunicação Oral (b) Pôster
(a) As apresentações de trabalho na modalidade Comunicação Oral serão feitas em dia e horário a serem determinados na programação do evento, em sessões de apresentação com tempo para discussão. O tempo de apresentação será definido na divulgação da programação final, a depender do número de trabalhos aprovados.

(b) As apresentações de trabalho na modalidade Pôster serão feitas em dia e horário a serem determinados na programação do evento, em sessões de apresentação com tempo para discussão. O tempo de apresentação será definido na divulgação da programação final, a depender do número de trabalhos aprovados.

 

Envio dos trabalhos

Para o e-mail do congresso, de 21/07 a 05/09/2023Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
No assunto do e-mail, colocar: SUBMISSÃO DE TRABALHO
Informar no corpo do e-mail o nome completo e CPF do autor responsável pela submissão, que deverá necessariamente estar inscrito no III CPPEI.

 

TEMPLATES - RESUMOS

Resumo Simples (pôster)

Resumo Expandido - Relato de prática

Resumo Expandido - Relato de pesquisa

 
RESULTADO DAS INSCRIÇÕES DE TRABALHOS