2024 - 2025
A Escola da Infância contribuindo na construção da inclusão social
Este Projeto visa aprimorar as práticas educacionais e promover um ambiente inclusivo e igualitário, abordando questões centrais como relações étnico-raciais, gênero e desigualdade social. Através de um diálogo com educadores, foram identificadas necessidades e desafios, e a partir disso, o projeto busca implementar soluções democráticas e inclusivas. A inclusão, conforme as diretrizes da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), é vista como prática pedagógica que respeita as singularidades de cada aluno, incluindo aqueles com deficiência, promovendo um ambiente de aprendizagem equitativo. A escola compromete-se a valorizar a diversidade étnica e cultural, combater desigualdades de gênero e sociais, e fortalecer os laços comunitários, oferecendo apoio e oportunidades iguais para todos os membros da comunidade escolar. O projeto inclui ações voltadas tanto para as crianças quanto para as famílias e educadores, com foco na construção de um espaço acolhedor, com atividades lúdicas e formativas, e na realização de discussões coletivas, grupos de estudo e encontros pedagógicos, com o objetivo de fomentar uma educação de qualidade para todos.
2022 - 2023
A educação para o cuidado do mundo
O projeto tem como premissa o cuidado com o planeta; o cuidado nas relações interpessoais e socioprofissionais (eu, outro, nós), com o meio ambiente, numa perspectiva transversal orientada por princípios éticos, estéticos e políticos, visando à justiça social, à equidade e à inclusão. Traz em seu título o anseio da equipe de educadores (as) do NEI Paulistinha quanto ao cuidado, conforme definido por Leonardo Boff, tanto na dimensão macro, a partir de uma visão ecológica, como micro, que remete à relação entre os seres humanos. Como Boff (2003), o conceito de cuidado revela-se em questões teológicas, filosóficas, sociais e místicas, sendo visualizado nas relações humanas, perpassadas pelas dimensões integral, social e ambiental. Nessa direção, devemos destacar que durante o período de planejamento escolar, em janeiro de 2022, quando se discutiu sobre o tema do Projeto Institucional a ser desenvolvido durante o ano letivo, temas relacionados ao cuidado, à natureza e às interações foram suscitados. Naquele momento as contribuições direcionaram a construção desta proposta sob o título de “A educação para o cuidado do mundo”.