• Portal do Governo Brasileiro
  • Atualize sua Barra de Governo
  • Ir para conteúdo 1
  • Ir para menu 2
  • Ir para busca 3
  • Ir para rodapé 4
  •  Mapa do site 
  •  Acesso Restrito 
Unifesp - Núcleo de Educação Infantil - Escola Paulistinha de Educação
Reitoria
  • Home
  • Institucional
      • Back
      • A Escola
      • Equipe
      • Fale conosco
      • Documentos Oficiais
          • Back
          • Projeto Político Pedagógico
          • Regimento Escolar
          • Editais
          • Legislação e Normas
          • Relatórios de Gestão
  • Ensino
      • Back
      • Proposta Curricular
      • Projetos Institucionais
      • Boletim Tesouros das Infâncias Paulistinhas
      • Publicações Anteriores
          • Back
          • Educação Infantil
              • Back
              • 2020
                  • Back
                  • Educação para as relações étnico-raciais
                  • Compartilhando Experiências
                  • Cartas de Intencionalidades
                  • Nossas crianças têm direitos
                  • Práticas Pedagógicas na Educação Infantil
          • Ensino Fundamental I
              • Back
              • 2021
                  • Back
                  • Práticas Pedagógicas no Ensino Fundamental
  • Pesquisa, Extensão e Estágio
      • Back
      • Grupos de Pesquisa
          • Back
          • Acriançar
          • GEPIEIFOP
      • Observatório Institucional
      • Publicações no Repositório Institucional
      • Como realizar pesquisa, extensão e estágio na Paulistinha
      • Eventos
          • Back
          • 2023
              • Back
              • III Congresso de Práticas e Pesquisas na Educação da Infância
          • 2021
              • Back
              • II Congresso de Práticas e Pesquisas na Educação da Infância
              • 50 anos Paulistinha
              • Mostra Cultural 2021

III Congresso de Práticas e Pesquisas na Educação da Infância

  • Imprimir
Detalhes
Escrito por Gabriel Valim Alcoba Ruiz
Categoria: III Congresso de Práticas e Pesquisas na Educação da Infância:
Publicado: 11 Julho 2023
Acessos: 4571
  • PROGRAMAÇÃO
  • EDITAL

PROGRAMAÇÃO

Locais:
Anfiteatro Marcos Lindenberg
- Rua Pedro de Toledo, 697 - Vila Clementino, São Paulo - SP, 04039-032
Escola Paulistinha de Educação - R. Varpa, 54 - Vila Clementino, São Paulo - SP, 04039-050

Quinta-feira (28/09)

[9h00 - 9:30] Credenciamento - Anfiteatro Marcos Lindenberg – Unifesp
[9h30 - 10h00] Solenidade de Abertura - Anfiteatro Marcos Lindenberg
[10h00 - 12h00] Mesa de Abertura: Diversidade e Diferença - João Francisco Migliari Branco - Anfiteatro Marcos Lindenberg
[12h00 - 13h00] ALMOÇO
[13h00 - 14h30] Inclusão de Pessoas com Deficiência - Karina Zuniga Vielmas / Keisyani da Silva Santos - Anfiteatro Marcos Lindenberg
[15h00 - 17h00] Gênero e Sexualidade - Mayla Rosa Rodrigues / Rosa Silvia Chaves - Anfiteatro Marcos Lindenberg

Sexta-feira (29/09)

[9h30 - 11h30] Raça e Religiosidade - Solange Oliveira Ferreira / Luciana Alves - Anfiteatro Marcos Lindenberg
[11h30 - 12h30] Paulistinha 50 anos - Bruna Breda  / Maria das Graças Barreto Silva - Anfiteatro Marcos Lindenberg
[12h30 - 14h00] ALMOÇO
[14h00 - 15h00] Apresentação de pôsteres - Escola Paulistinha de Educação *
[15h00 - 17h00] Salas temáticas - Comunicações Orais  - Escola Paulistinha de Educação **
 
Sábado (30/09)
[9h00 - 10h00] MINI MOSTRA DE FOTOGRAFIA - CINQUENTA ANOS DA PAULISTINHA  - exclusivo para o público interno do NEI Paulistinha
[10h00 - 12h00] Mesa de Encerramento: Diferenças, deficiências e desigualdades - Talita Delfino / Laura Silva / Ubirajara Caetano / Letícia Silva / Georgton Silva / Fábio Santos - Anfiteatro Marcos Lindenberg

---------


PÔSTERES (Sexta-feira 14h00 - 15h00 - Escola Paulistinha de Educação) 

  1. ANDRAGOGIA: A FORMAÇÃO E AS PRÁTICAS DE ENSINO DOS PROFESSORES ATUANTES COM ESTUDANTES SURDOS
  2. LIBRAS ALÉM DA SURDEZ, LÍNGUA PARA APOIO NA APRENDIZAGEM DE INDIVIDUOS QUE COMPROMETERAM PERMANENTEMENTE O APARELHO FONADOR.
  3. LIBRAS COLORIDA
  4. BRINCADEIRAS COM ÁGUA NA EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL DO NEI PAULISTINHA
  5. AS BRINCADEIRAS E OS ESPAÇOS DO BRINCAR A PARTIR DAS NARRATIVAS INFANTIS
  6. AS CRIANÇAS E O BRINCAR NA NATUREZA: EXPERIÊNCIAS EM UMA BRINQUEDOTECA UNIVERSITÁRIA
  7. O ENCANTAMENTO E AS DESCOBERTAS DOS QUATRO ELEMENTOS DA NATUREZA NA ESCOLA DA INFÂNCIA
  8. O VALOR DAS RELAÇÕES NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE: AS SINGULARIDADES NA DOCÊNCIA COM BEBÊS.
  9. DOCUMENTAR OS PROJETOS INVESTIGATIVOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
  10. ACOLHENDO O INTERESSE DOS BEBÊS: QUANDO A ESCUTA CONTRIBUI PARA A DEFINIÇÃO DO PROJETO
  11. PÁSSAROS DO NOSSO QUINTAL DO OVO AO VOO DO SABIÁ-DO-CAMPO
  12. EXPERIÊNCIAS LITERÁRIAS MULTICULTURAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ENTRE HISTÓRIAS, LIVROS E CRIANÇAS BEM PEQUENAS.
  13. CURIOSIDADE COMO GUIA INVESTIGATIVO, DEFESA, LUTA E EXPERIÊNCIAS COM OS SABERES E CULTURAS INDÍGENAS
  14. DIVERSIDADE E ARTE: A BELEZA QUE HABITA NO COTIDIANO DO CEI
  15. POVOS ORIGINÁRIOS DO BRASIL: VALORIZAÇÃO DAS CULTURAS INDÍGENAS EM UM PROJETO DIDÁTICO.


SALAS TEMÁTICAS (Sexta-feira 15h00 - 17h00 - Escola Paulistinha de Educação): 

Sala 1
- INTERCÂMBIO DE PALAVRAS: UMA ESTRATÉGIA DE ESCRITA NO PROCESSO FORMATIVO DOCENTE
- A DOCUMENTAÇÃO PEDAGÓGICA EM CONTEXTO BILÍNGUE: UMA EXPERIÊNCIA NA APROPRIAÇÃO DA LÍNGUA ADICIONAL
- EDUCAÇÃO BILÍNGUE PARA CRIANÇAS SURDAS: DESENVOLVIMENTO INTEGRAL COMO DIREITO HUMANO NA SUPERAÇÃO DE DESIGUALDADES.
- ALFABETIZAR NA ESCOLA PÚBLICA E A FORMAÇÃO DE ALFABETIZADORES: UM PROJETO EM VIAS DE REESTRUTURAÇÃO?

Sala 2
- CONTRIBUIÇÕES PARA O DEBATE SOBRE UMA EPISTEMOLOGIA DAS INFÂNCIAS
- CONTEXTOS DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL – PRINCÍPIOS PARA A EQUIDADE
- UBUNTU: AÇÕES COTIDIANAS EM PROL DE UMA EDUCAÇÃO INFANTIL QUE RECONHEÇA E VALORIZE A DIVERSIDADE NO CONTEXTO DO CEI
- O RACISMO RELIGIOSO ESTRUTURAL NA EDUCAÇÃO: UMA CONSTRUÇÃO SOCIAL DA REALIDADE INFANTOJUVENIL
- “O AMOR É LILÁS”: LITERATURA INFANTIL E EDUCAÇÃO INFANTIL NO CENTRO DA CRUZADA ANTIGÊNERO

Sala 3
- O BRINCAR LIVRE: DESCOBRINDO O MUNDO PELOS SENTIDOS, MOVIMENTO E AUTONOMIA
- INSTALAÇÃO ARTÍSTICA COMO TERREIRO DO BRINCAR
- PROGRAMAÇÕES MUSEAIS PARA CRIANÇAS NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO: OLHARES INICIAIS
- DOCUMENTAÇÃO PEDAGÓGICA COMO DEFLAGRADORA DA ARTE CONTEMPORÂNEA DA INFÂNCIA
- CONVITE DO BRINCAR

Sala 4
- IDENTIDADE E MEMÓRIA DE UMA CRECHE/ESCOLA UNIVERSITÁRIA: UM ESTUDO COM PROFISSIONAIS DO NEI-PAULISTINHA
- DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE PROFESSORAS DE CRECHE EM ISOLAMENTO SOCIAL: DIÁRIOS DE BORDO E ARTE
- O PROJETO INVESTIGATIVO COMO ESTRATÉGIA PARA CONSOLIDAÇÃO DE VÍNCULOS E DESCOBERTAS PÓS PANDEMIA
- A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORAS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL
- PRÁTICA DOCENTE EM CRECHE: DIFERENÇAS EM RELAÇÃO ÀS OUTRAS ETAPAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA

 

EDITAL

 O "III Congresso de Práticas e Pesquisas na Educação da Infância: Desigualdade e Diferença" será realizado presencialmente nos dias 28, 29 e 30 de setembro. Emerge do "I Encontro de Práticas, Pesquisas e Formação de profissionais da Educação Infantil: infâncias e democracias”, realizado em 2017 e, idealizado, posteriormente, em formato de Congresso nos anos de 2019 e 2021, sempre abordando pautas referentes ao campo da Educação da Infância, em consonância com os debates e demandas presentes na sociedade. O primeiro Congresso foi realizado em formato presencial, e o segundo se realizou de maneira virtual devido à pandemia do Covid-19.

Para o III Congresso de Práticas e Pesquisas em Educação da Infância, passado o pior período pandêmico, o congresso foi pensado com o grupo de docentes do Núcleo de Educação Infantil - Escola Paulistinha de Educação (NEI-Paulistinha) novamente em formato presencial e cuja temática encontra-se vinculada a demandas da unidade escolar que estão em consonância com os anseios da área na última década

Nesse sentido, trazemos a perspectiva da educação como o espaço da diferença no qual é possível refletir, discutir, vivenciar jeitos de ser e estar neste mundo e, dentro desta perspectiva de respeitar, se relacionar e aprender com o outro que é único e desta forma diferente, garantidos os direitos de aprender, de existir, de (con)viver.

O Congresso, assim planejado, visa contribuir com a formação docente, qualificando a prática em diálogo com os estudos da área e marcando o lugar imprescindível de professoras e professores no desenvolvimento e aprendizagens das crianças.

EIXOS DO CONGRESSO 

Eixo 1: Formação docente
Eixo 2: Práticas pedagógicas na escola da infância
Eixo 3: Pesquisas em infância e educação

 DATAS IMPORTANTES

  • INSCRIÇÕES de 03/07 a 17/09/2023
  • SUBMISSÃO DE TRABALHOS de 21/07 a 05/09/2023
  • DIVULGAÇÃO DOS TRABALHOS APROVADOS 18/09/2023
  • DIVULGAÇÃO DA PROGRAMAÇÃO FINAL 22/09/2023

 

INSCRIÇÕES

Formas de participação:

Sem apresentação de trabalho: Inscrição até 17/09/2023

Com apresentação de trabalho (Comunicação ou Pôster: Inscrição e submissão de trabalhos até 05/09

 As inscrições deverão ser feitas no sistema da Unifesp 

CLIQUE AQUI PARA FAZER A INSCRIÇÃO

 Vagas limitadas

SUBMISSÃO DE TRABALHOS

Serão aceitos relatos de pesquisas (em andamento e concluída) e relatos de prática pedagógica, ambos em formato de resumos simples (pôster) ou expandido (comunicação oral). Os trabalhos serão submetidos a duas etapas de avaliação: quanto à forma e quanto ao conteúdo.

Não serão aceitos trabalhos fora das normas apresentadas nos templates que se encontram abaixo.

As apresentações dos trabalhos serão em duas modalidades: 

  • Comunicação oral: resumos expandidos (3 a 5 páginas);
  • Pôster: resumos simples (1 página), obrigatoriamente.

A organização do Congresso enviará aos autores, cujos trabalhos forem aprovados, o template para comunicação oral ou pôster.

A Comissão Científica decidirá sobre sua aceitação segundo os critérios de pertinência e qualidade. Não haverá recurso para trabalhos não aceitos pela Comissão Científica. A publicação dos trabalhos aprovados será realizada posteriormente nos Anais do evento, no repositório Institucional da Unifesp.

Cada trabalho poderá ter até três autores, e cada autor poderá submeter no máximo três trabalhos. Caso esse limite seja excedido, serão considerados os últimos três trabalhos enviados.
Todos os autores deverão estar inscritos no Congresso. O certificado de apresentação dos trabalhos será emitido somente para os autores que assinarem a lista na data e horário.

 

Modalidades de Trabalho: (a) Comunicação Oral (b) Pôster
(a) As apresentações de trabalho na modalidade Comunicação Oral serão feitas em dia e horário a serem determinados na programação do evento, em sessões de apresentação com tempo para discussão. O tempo de apresentação será definido na divulgação da programação final, a depender do número de trabalhos aprovados.

(b) As apresentações de trabalho na modalidade Pôster serão feitas em dia e horário a serem determinados na programação do evento, em sessões de apresentação com tempo para discussão. O tempo de apresentação será definido na divulgação da programação final, a depender do número de trabalhos aprovados.

 

Envio dos trabalhos

Para o e-mail do congresso, de 21/07 a 05/09/2023: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
No assunto do e-mail, colocar: SUBMISSÃO DE TRABALHO
Informar no corpo do e-mail o nome completo e CPF do autor responsável pela submissão, que deverá necessariamente estar inscrito no III CPPEI.

 

TEMPLATES - RESUMOS

Resumo Simples (pôster)

Resumo Expandido - Relato de prática

Resumo Expandido - Relato de pesquisa

 
RESULTADO DAS INSCRIÇÕES DE TRABALHOS

 


Warning: file_get_contents(https://webcode.unifesp.br/footer-unifesp/index.php?menu=true&format=object): failed to open stream: HTTP request failed! in /var/www/clients/client0/web64/web/templates/g5_helium/custom/includes/Custom.php on line 63
Unifesp
Universidade Federal de São Paulo
DESDE 1933

Rua Sena Madureira, n.º 1.500
Vila Clementino - São Paulo - SP - CEP: 04021-001

Sobre o portal Comunicar erros no site

Delete cookies

Para lhe proporcionar a melhor experiência online, este site utiliza cookies.

Nós utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação em nosso portal. Ao acessá-lo, você concorda com a coleta e o tratamento de informações básicas sobre sua navegação, segundo o que estabelece nossa Politica de Privacidade de Dados Pessoais.

Aceitar

Information cookies

Cookies are short reports that are sent and stored on the hard drive of the user's computer through your browser when it connects to a web. Cookies can be used to collect and store user data while connected to provide you the requested services and sometimes tend not to keep. Cookies can be themselves or others.

There are several types of cookies:

  • Technical cookies that facilitate user navigation and use of the various options or services offered by the web as identify the session, allow access to certain areas, facilitate orders, purchases, filling out forms, registration, security, facilitating functionalities (videos, social networks, etc..).
  • Customization cookies that allow users to access services according to their preferences (language, browser, configuration, etc..).
  • Analytical cookies which allow anonymous analysis of the behavior of web users and allow to measure user activity and develop navigation profiles in order to improve the websites.

So when you access our website, in compliance with Article 22 of Law 34/2002 of the Information Society Services, in the analytical cookies treatment, we have requested your consent to their use. All of this is to improve our services. We use Google Analytics to collect anonymous statistical information such as the number of visitors to our site. Cookies added by Google Analytics are governed by the privacy policies of Google Analytics. If you want you can disable cookies from Google Analytics.

However, please note that you can enable or disable cookies by following the instructions of your browser.

© Universidade Federal de São Paulo 1933 - 2025

Design By Jefferson Santos