O “II Congresso de Práticas e Pesquisas na Educação da Infância: a educação como (re)existência" será realizado totalmente online, nos dias 23, 24 e 25 de setembro. Emerge do “I Encontro de Práticas, Pesquisas e Formação de profissionais da Educação Infantil: infâncias e democracias”, realizado em 2017 e, idealizado em formato de Congresso na edição seguinte, em 2019, com o tema “Professora sim, tia não!”.


No momento em que o II Congresso de Práticas e Pesquisas em Educação da Infância é organizado vivemos um contexto atípico, que justifica seu formato virtual, e afeta de forma contundente a escola e a educação das crianças como um todo. Com escolas fechadas há mais de um ano para a contenção da crise sanitária, a educação tornou-se foco de muitas discussões, seja em função dos direitos das crianças de acesso à educação, seja pelas necessidades das famílias de compartilharem o cuidado de seus filhos. Entre a essencialidade da vida e a essencialidade da educação, o que podemos vislumbrar para a área quando findar a crise sanitária?


Nesse sentido, trazemos a perspectiva da educação como (re)existência, com o intuito de possibilitar momentos de diálogo e reflexão sobre práticas pedagógicas e pesquisas, com enfoque na problematização da docência, na precarização e profissionalização do trabalho com a infância na escola, bem como problematizar o lugar da escola e da educação nesse contexto de crise sanitária. Buscaremos contribuir com a formação docente, qualificando a prática em diálogo com os estudos da área e marcando o lugar imprescindível de professoras e professores no desenvolvimento e aprendizagens das crianças.

Eixos do Congresso de Práticas e Pesquisas na Educação da Infância

Eixo 1: Formação docente
A docência na educação infantil e nas séries iniciais do ensino fundamental compreende um saber-fazer que abrange uma articulação entre propostas curriculares e experiências cotidianas permeada por intencionalidades pedagógicas, concepções e representações sobre crianças, infância e educação. Nesse sentido, ao tomar a educação como (re)existência, a ação docente é concebida como instrumento de luta política, de modo que se faz pertinente debater sobre como se constitui a formação deste docente, em suas diferentes dimensões e os desdobramentos no cotidiano da escola.

Eixo 2: Práticas pedagógicas na escola da infância
Partindo do tema “A educação como (re)existência”, compreende-se a natureza política da prática pedagógica como uma forma de intervenção no mundo que pode contribuir para a transformação social. Nessa perspectiva, este eixo pretende problematizar ações educativas com enfoque na escuta, na participação, no diálogo e nas relações estabelecidas na escola da infância, contemplando o protagonismo de bebês, de crianças e de professoras em diálogo permanente com as famílias, uma vez que o modo como as relações se estabelecem reflete determinado projeto de sociedade.

Eixo 3: Pesquisas em infância e educação
Assim como as práticas pedagógicas, as pesquisas podem contribuir como instrumentos na construção de caminhos de resistência e transformação social. É nessa perspectiva que este eixo busca compartilhar pesquisas de diversas áreas do conhecimento com enfoque na educação e na infância, realizadas sobre e com crianças, contemplando os estudos e seus desdobramentos na formação docente, nas práticas educativas e sobre o cotidiano da escola da infância.

DATAS IMPORTANTES

  • Inscrições: de 21 de junho a 14 de setembro (vagas limitadas)
  • Submissão de trabalhos: de 06 a 23 de julho (por e-mail) - SUBMISSÃO DE TRABALHOS PRORROGADA ATÉ O DIA 05/08.
  • Divulgação dos trabalhos aprovados: 27 de agosto
  • Realização do II CPPEI: de 23 a 25 de setembro (online)

INSCRIÇÕES

Formas de participação:

Sem apresentação de trabalho

Com apresentação de trabalho (Comunicação ou Vídeo-Pôster)

As inscrições deverão ser feitas no sistema da Unifesp, a partir de 21/06:

CLIQUE AQUI PARA FAZER A INSCRIÇÃO

Vagas limitadas

SUBMISSÃO DE TRABALHOS

Serão aceitos relatos de pesquisas (em andamento e concluída) e relatos de prática pedagógica, ambos em formato de resumos simples (1 página) ou expandido (3 a 5 páginas). Os trabalhos serão submetidos a duas etapas de avaliação: quanto à forma e quanto ao conteúdo.

Não serão aceitos trabalhos fora das normas apresentadas nos templates que se encontram abaixo.

As apresentações dos trabalhos serão em duas modalidades: 

Comunicação oral: resumos expandidos (3 a 5 páginas);

Vídeo-pôster: resumos simples (1 página), obrigatóriamente.

A organização do Congresso enviará aos autores, cujos trabalhos forem aprovados, o template para comunicação oral e ou vídeo-pôster.

A Comissão Científica decidirá sobre sua aceitação segundo os critérios de pertinência e qualidade. Não haverá recurso para trabalhos não aceitos pela Comissão Científica. A publicação dos trabalhos aprovados será realizada posteriormente nos Anais do evento, no repositório Institucional da Unifesp.

Cada trabalho poderá ter até três autores, e cada autor poderá submeter no máximo três trabalhos. Caso esse limite seja excedido, serão considerados os últimos três trabalhos enviados.
Pelo menos um dos autores deverá estar inscrito no Congresso.

Modalidades de Trabalho: (a) Comunicação Oral (b) Vídeo-pôster
(a) As apresentações de trabalho na modalidade Comunicação Oral serão feitas em salas específicas do google meet em sessões de apresentação com tempo para discussão. O tempo de apresentação será entre 10 e 15 minutos, a depender do número de trabalhos.
(b) A modalidade Vídeo-pôster acontecerá em sessões de discussão, sem apresentação. Por isso, os autores deverão enviar com antecedência seus vídeos para a Comissão Organizadora. Em breve traremos informações mais detalhada acerca desta modalidade.

Envio dos trabalhos:

Para o e-mail do congresso, de 01 a 23 de julho/2021, Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
No assunto do e-mail colocar: SUBMISSÃO DE TRABALHO
Informar no corpo do e-mail o nome completo e CPF do autor responsável pela submissão, que deverá necessariamente estar inscrito no II CPPEI.

TEMPLATES - RESUMOS

Resumo Simples (vídeo-pôster)

Resumo Expandido - Relato de prática

Resumo Expandido - Relato de pesquisa

Eixos do Congresso de Práticas e Pesquisas na Educação da Infância

Eixo 1: Formação docente
A docência na educação infantil e nas séries iniciais do ensino fundamental compreende um saber-fazer que abrange uma articulação entre propostas curriculares e experiências cotidianas permeada por intencionalidades pedagógicas, concepções e representações sobre crianças, infância e educação. Nesse sentido, ao tomar a educação como (re)existência, a ação docente é concebida como instrumento de luta política, de modo que se faz pertinente debater sobre como se constitui a formação deste docente, em suas diferentes dimensões e os desdobramentos no cotidiano da escola.

Eixo 2: Práticas pedagógicas na escola da infância
Partindo do tema “A educação como (re)existência”, compreende-se a natureza política da prática pedagógica como uma forma de intervenção no mundo que pode contribuir para a transformação social. Nessa perspectiva, este eixo pretende problematizar ações educativas com enfoque na escuta, na participação, no diálogo e nas relações estabelecidas na escola da infância, contemplando o protagonismo de bebês, de crianças e de professoras em diálogo permanente com as famílias, uma vez que o modo como as relações se estabelecem reflete determinado projeto de sociedade.

Eixo 3: Pesquisas em infância e educação
Assim como as práticas pedagógicas, as pesquisas podem contribuir como instrumentos na construção de caminhos de resistência e transformação social. É nessa perspectiva que este eixo busca compartilhar pesquisas de diversas áreas do conhecimento com enfoque na educação e na infância, realizadas sobre e com crianças, contemplando os estudos e seus desdobramentos na formação docente, nas práticas educativas e sobre o cotidiano da escola da infância.